quarta-feira, 2 de julho de 2014

ESPAÇO MENSAL DO COLECIONADOR, JUNHO, 2014

TEXTO ORIGINAL:  http://www.duranduran.com/wordpress/2014/duran-duran-monthly-collectors-corner-june-2014/

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ

publicado em: 26 de junho de 2014



NO COMPASSO COM A BANDA


Antes das lojas de discos, ter acesso à música significava comprar partituras. A indústria desenvolveu junto com a tecnologia de impressão, no século 15, e por meio da Revolução Industrial a indústria da música impressa foi crescendo, como a classe média era emergente, os pianos eram comprados, as canções tornaram-se a atividade social favorita para famílias e os amigos, desde os hinos tradicionais até hits do momento.

primeiras tablaturas



A invenção do fonógrafo impulsionou a venda de música. As partituras foram decaindo na década de 1960, apesar deste mercado permanecer até os dias atuais na venda de partituras de música pop e clássica. Colecionadores vão encontrar impressos individuais, geralmente os singles, e songbooks que representam um álbum inteiro ou uma coleção de Greatest Hits, muitas vezes "simplificado" para piano ou PVG ("Piano / Voz / Guitarra"); o último item que você pode encontrar são dezenas de bandas, que transcrevem todas as partes da canção nota por nota, assim os músicos podem reproduzir aquilo que ouvem em uma gravação original.




Os colecionadores do Duran Duran tem uma maravilhosa variedade de partituras para procurar, começando com o primeiro single, "Planet Earth", lançado em fevereiro de 1981, o qual foi editado como partituras no Reino Unido e Austrália. "Careless Memories" nunca foi lançada como uma partitura, mas está no songbook do primeiro álbum, lançado no Reino Unido e Austrália.


Songbooks


As tablaturas japonesas são alguns dos melhores itens. Quase todos os álbuns Duran Duran foram lançados como uma tablatura japonesa, outro formato em que o mercado japonês realmente se destaca. É algo que os colecionadores procuram, e junto com álbuns do Duran, ambos os projetos paralelos (Powerstation / Arcadia) também têm coleções em tablaturas.



Tablaturas 


Outros países lançaram em formatos de partituras ou songbooks, como os Estados Unidos e Itália, mas no geral, a venda deste tipo de material estava em declínio na década de 1980. Como tal, versões posteriores são difíceis de encontrar, como os dos primeiros álbuns do Duran Duran.


últimos lançamentos disponíveis em formato de partitura.


O songbook do Reino Unido para BIG THING e VIOLENCE OF SUMMER foram os últimos lançamentos impressos disponíveis em formato de partituras.




Mesmo se você não sabe tocar um instrumento, partituras, livros e tablaturas ainda podem ser muito divertidos de colecionar. Alguns deles são extremamente raros e podem representar uma pontuação extra na sua coleção.


Criado por Derek Supryka / Editado por Katy Krassner / Imagens por Derek Supryka & Peter Brinkhof.

Nenhum comentário:

Postar um comentário