quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Parte 2 de 2: tradução do encarte TV Mania: Bored with Prozac and the Internet?

TEXTO ORIGINAL: TV Mania Bored with Prozac and the Internet?

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ



Nick Rhodes e Warren Cuccurullo - fundadores do projeto TV Mania


Ray

Ray, o pai, se considera um cidadão modelo. Ele está satisfeito consigo mesmo, pontual e bem vestido. Ele acredita veemente que tem a família perfeita, os quais são alvo de sua atenção e cuidados constantes. Seu trabalho é mundano, mas paga-o bem. Todas as manhãs, uma grande pilha de documentos é entregue, e Ray passa o dia todo escaneando e arquivando-os meticulosamente em um computador e, em seguida, envia os arquivos para a sede da empresa. Ele nunca leu um único documento digitalizado, mas uma vez que são marcados como confidenciais, ele sente que está fazendo um trabalho importante da empresa farmacêutica muito conceituada, a qual ele manteve-se fiel há mais de 20 anos. Ele é profundamente religioso, mas guarda suas crenças para si. Regularmente ele tem 'visões', no qual se vê em um Game Show, lutando para salvar sua família das forças do mal. O Diabo é o apresentador e Deus está sentado em um canto, sendo somente visível como uma sombra. Quando ocorrem as alucinações, Ray gosta de ficar sozinho; ele entra em transe, reconhecendo a grande importância de obter as respostas certas para as perguntas. Diante seus olhos, embora eles também possam não estar cientes das consequências, sua família e a comunidade em geral são claramente dependentes de seu sucesso. Ray é educadíssimo e só quer que as pessoas gostem dele. Se um membro da família levanta uma questão ou o confronta, ele habilmente reverte à situação para manter a paz, que há muito tem sido o orgulho primordial de sua existência. Ele está tão feliz que ninguém nunca questiona seu julgamento.




Cathy

Cathy, a mãe, é esbelta e atraente, mas ainda assim vazia. Ela sobrevive com uma dieta constante de drogas farmacêuticas. Tudo começou com liberação do Prozac, alguns anos atrás, quando foi enviado a Ray um carregamento como uma cortesia do escritório. Eles disseram que isto resolveria todos os problemas futuros da vida, e que o seu único compromisso era preencher um formulário imediato de indenização, seguido de um questionário de 20 páginas, 6 meses após o início do tratamento. A empresa continuou a ser generosa. Cathy inscreve-se regularmente para os períodos de teste das drogas experimentais online e desfruta do drama dos ocasionais efeitos colaterais. É realmente a coisa mais excitante que acontece em sua vida. Seus filhos aceitam que ela não pode lidar com a vida diária, sem o um pouco do aprimoramento farmacêutico, mas Ray é alheio ao seu hábito sem prescrição médica - na verdade, eles mal se comunicam com exceção na hora das refeições.

Seu casamento fez Cathy desenvolver um fetiche secreto por “pessoas em uniformes”. Ela gosta de jogos virtuais bizarros online com estranhos, participa no crescimento fenomenal do Uniporn. Ela descuidadamente deixa seu computador ligado, então ambos os filhos são capazes de ver o que ela estava fazendo, mas eles estão tão perturbados pelos vídeos que jamais mencionaram isso a ela. Ray nunca pensou que ela fosse capaz de fazer algo tão imoral. Ela tem momentos de extrema ansiedade, paranoia e arrependimento.
Com uma completa falta de amor real e atenção de seus pais, os dois filhos adolescentes desenvolveram seus próprios mundos de fantasia e estão cada vez mais imersos no espaço cibernético todos os dias.



Sassy

Sassy, a filha, atualmente está com seus 17 anos e na verdade não quer permanecer em casa, presa por sua família disfuncional, mas simplesmente ela não pode encontrar seu caminho. Ela está desesperada para se tornar uma modelo, uma atriz ou ambos, ela só quer ser famosa, aparecer na TV, ser convidada para festas glamourosas e conhecer Johnny Depp o primeiro nome da lista. Ela é belíssima, mas ninguém ainda teve a oportunidade de reconhecer o seu potencial. Em casa todos os dias ela se veste e senta-se na frente do espelho ou do computador. O resto da família está tão habituado com seu comportamento que já não percebe o quão inteligente e criativa ela é. Às vezes, no jantar, ela finge que é outra pessoa e faz cena. Isso incomoda seu pai que, silenciosamente, acredita que nestes momentos ela está possuída pelo mal, e isso muitas vezes aparece em seu game show imaginário, mas ele nunca diz nada e continua acreditando na existência das mais inabitadas personagens dementes como se as coisas fossem normais.

Sassy anseia ter um namorado e é fascinada pelos fetiches aventureiros de sua mãe, ela está sendo inspirada por alguns dos uniformes que as pessoas usam e os faz, pois ela é uma especialista com uma máquina de costura. Sassy é o membro mais ambicioso da família e a mais engenhosa; ela faz filmes, músicas e roupas, mas continua frustrada e desvalorizada.





Snoop

Snoop, o filho, tem 15 anos e não querer sair de casa. Ele é um demônio nos jogos de computador e parte do seu tempo é um hacker. Ele fez uma extensa pesquisa on-line sobre os padrões de comportamento de sua família e construiu perfis virtuais completos para cada um deles, prevendo o resultado provável para o futuro e como isso pode afetá-lo. A informação a qual ele criou é tão fortemente criptografadas que especialistas altamente treinados em informática se esforçariam para nunca revelar a sua existência. Sua obsessão com os jogos de computador, dita seu estado de espírito e rege a sua vida, ele raramente sai de seu quarto. Ele não tem as habilidades das pessoas reais, mas é perfeitamente capaz de imitar qualquer coisa que ele já viu em um jogo virtual.



Notas:

Os paparazzi são ratos gigantes vestidos com ternos, os quais rastejam sorrateiramente ao redor da casa, observando meticulosamente como o lixo é descartado.

Cada detalhe do que a família se alimenta, o que bebem e o que observam na internet, quais pílulas consomem e o que vestem é tudo discutido vorazmente pela mídia e pela população, os quais estão profundamente observando como a história se desenvolve online. Enquanto o público vê a família como um exemplo terrível, sem dúvida, eles são interessantes o suficiente para serem observados e começam a definir tendências.


Há sósias; algumas de suas frases em demasia são captadas pelos adolescentes; comerciais de TV são inspirados por eles; a pauta principal dos programas da noite discute o comportamento dos membros da família naquele dia; há até dramatizações do que aconteceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário