quinta-feira, 24 de outubro de 2013

TEXTO ORIGINAL: http://www.theguardian.com/theguardian/2013/oct/15/pop-music-video-awards-1984

 PUBLICADO EM: 15/10/2013

ESCRITO POR: ADAM SWEETING

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ



Do arquivo de 15 de outubro 1984: Frisson já no primeiro Pop Video Awards

 

Bill Wyman , o baixista dos Stones e  morador de St Tropez, estava como um dos juízes os quais averiguavam mais de 450 lançamentos.


 
Duran Duran 'Rio' video, 1982. Fotografia de Vevo


  


Quando Simon Le Bon do Duran Duran adentrou no clube Papagayo, os suspiros de alívio eram audíveis. A noite de abertura festeira desde a primeiro Festival Pop Internacional de Vídeo em St Tropez foi visto sob a perspectiva de um anti-clímax, sem entusiasmo. Como Le Bon desapareceu sob uma multidão de imprensa e uma menina particularmente insistente, o festival de St. Tropez  tornou-se um evento.



"Maravilhoso!"  disse entusiasmado Arthur Sheriff , quem havia organizado o evento de Londres até os últimos detalhes. "O selo de aprovação! " Na manhã seguinte, Arthur foi entrevistado pela TV francesa, enquanto voava no alto em um balão de ar quente.



Se o grande iate branco do Duran Duran, ancorado ostensivamente no porto, poderia ter sido uma imagem de um dos próprios vídeos promocionais pródigos do grupo, haviam outros rostos menos conhecidos por aqui se olhasse com mais cuidado. Tim Pope, o diretor de vários dos vídeos pop mais interessantes em exibição, e um membro do corpo de jurados, viram-se pressionados pelos cantos e contra as paredes por  ansiosas equipes de TV. Ele usava a expressão permanente de um homem esperando pelos diparos de flashs.



O diretor alemão Peter Goldmann, entretanto, que havia realizado filmes promocionais para os Rolling Stones, por exemplo:  19th Nervous Breakdown e para The Beatles o vídeo:  Strawberry Fields Forever, antes que alguém já pensasse no termo: " Promo ", o mesmo foi encontrado sendo festejado pela equipe perpetuamente-itinerante de Tyne Tees TV rock Show The Tube.



O Zen Goldmann , atualmente trabalhando para a TV sueca , é algo mais próximo de uma figura paterna para os vídeo-makers de hoje. Os Rolling Stones com quem trabalhava eram os pirralhos indisciplinados dos anos 60, mas agora, com estilo oitentista, estariam sem dúvida muito à vontade nesta parte rica do Mediterrâneo e seu novo material Vídeo Rewind (lançado aqui em uma maré de bebida livre), foi elaborado pelo jovem cineasta Julien Temple .



O baixista dos Stones e morador local, Bill Wyman, por sua vez, permaneceu durante toda a semana como um dos juízes que averiguavam em torno de 450 curtas metragens, 100 longa- metragens e vídeos no estilo de diversos documentários. Talvez, Temple, sabiamente, se recusou a fazer qualquer julgamento, mas aproveitou as festividades de encerramento e deu algumas entrevista.

 


 


Se o festival de  St Tropez fez a pergunta séria sobre a indústria Pop de video-clips - se há alguma a ser feita – o festival continua sendo visto. Certamente houveram algumas gravadoras  preocupadas no seminário organizado pela Billboard para discutir a questão do pagamento pela transmissão dos vídeos. Os custos de produção aumentaram progressivamente, já que artistas muito ricos, como Michael Jackson e Paul McCartney impuseram um ritmo nos orçamentos cada vez mais luxuosos, o que simplesmente não pode ser recuperado em muitos casos.

No entanto, menos vídeos pop de alta qualidade não poderiam ser algo ruim, como a maioria dos observadores em St Tropez pareciam concordar. O próprio  Nick Rhodes do Duran Duran mudou sua opinião quando desejava que as pessoas prestassem mais atenção à música do Duran e menos para os seus vídeos promocionais de estilo Martini, já que havia uma visão revisionista.

Mas ninguém esperava conclusões de St Tropez, ninguém esperava conclusões de St Tropez, nem mesmo a enigmática edição milionária de 23 anos de Rupert Schmid que supostamente estava prestes a perder um valor considerável do dinheiro que havia investido no festival. Ideias foram trocadas, a informação transmitida e o dinheiro desperdiçado, ao mesmo tempo mostrou –se para muitos que o canal a cabo de TV Pop Box European Music foi gerenciado por um quarteto de tolos.

Se St Tropez pode estabelecer-se como uma pedra fundamental todo ano, dessa  indústria ainda em desenvolvimento, o festival pode ajudar a conter a onda dos ascendentes videos-tolos, os quais ainda nos fazem de marionetes.
 







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário