quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SEGUINDO OS PASSOS DO DURAN DURAN NO SRI LANKA

TEXTO ORIGINAL: http://www.duranduran.com/wordpress/2013/following-in-the-footsteps-of-duran-duran-in-sri-lanka/

POR: Marc Weitz


TRADUÇÃO:  DIANA DA CRUZ




* Imagine se você pudesse recriar alguns dos melhores momentos dos primeiros vídeos do Duran Duran: (um fã!) o advogado Marc Weitz fez exatamente isso. Ele adorava a trilogia dos vídeos filmados no Sri Lanka e decidiu viajar para lá para e ver os locais, os quais assistia inúmeras vezes na MTV...  A seguir está o seu livro de viagens desta experiência.



Como um viajante, eu fico um pouco cansado de guias, agências de turismo e outros viajantes me instruindo para visitar lugares "culturalmente importantes". Muitas pessoas esnobes levam suas viagens muito a sério. Sinto-me pressionado a visitar lugares "sérios", com a finalidade de absorver completamente a cultura de um país. É como se dissesse para comer minhas verduras. Superei isso quando decidi ir para  o Sri Lanka com o único propósito de visitar os locais onde foram filmados os vídeos clipes do Duran Duran, como: " Hungry Like the Wolf ", "Save a Prayer " e "Lonely In Your Nightmare. " Em 1982, o Duran Duran eram mais que tudo na minha vida. Eu era um garotinho que achava que não havia ninguém mais descolado que Simon Le Bon e o Duran Duran, quem se aventurou no terceiro mundo cantando música pop. 


Antes disso, a maioria dos vídeos clipes eram recortes com performances e alguns floreios. Pessoas como David Bowie foram exceções que acrescentaram toques artísticos. Depois, veio o Duran Duran com seus vídeos que eram praticamente filmes de aventuras e histórias interessantes. "Rio" (filmado em Antigua) mostrava Simon Le Bon todo descolado, sentado a frente de um veleiro e cantando o refrão, vestido com terno de Antony Price, posando em grande estilo com seus companheiros ao fundo, com a água e vento impetuosos.


Trinta anos mais tarde, eu queria acreditar que cresci como um adulto responsável: Um advogado com um escritório de advocacia em Los Angeles, mas eu ainda sou um fã. E agora não há ninguém que possa me impedir de perseguir a minha ideia quixotesca de ir ao Sri Lanka para visitar os pontos onde os vídeos foram filmados. Afinal de contas, as pessoas viajam para a Áustria para ver onde Mozart viveu. Qual é a diferença?

Duran Duran escolheu  o Sri Lanka depois que um dos seus empresários, Paul Berrow,  também passava suas férias lá e adorou.  Em um ponto, ele até queria construir um templo para si mesmo sobre o Sri Lanka.  Russell Mulcahy foi contratado para dirigir. Este artigo explica onde você pode ir para visitar e recria esses vídeos.

Agora você pode viver a sua própria Duran Duran fantasia.

“Burning the ground, I break from the crowd.”   Hungry like the Wolf

“Ardendo no chão, apareço da multidão.” – Hungry like the wolf


Hotel Amangalla em Galle

O vídeo de "Save A Prayer "  apresenta algumas cenas exteriores belas, as quais foram filmadas em templos, monumentos e praias. As cenas internas foram filmadas no Amangalla. A cena de abertura, em que Simon Le Bon reclina em um sofá com um livro e uma bebida, é uma cena em um dos quartos.  A cena em que ele dança com a moça de vestido vermelho, a modelo Vanya Seager foi filmado em uma sala ao lado do hall de entrada chamada de Zaal. A primeira metade das cenas externas é filmada na praia perto de Galle. No meio do vídeo, há uma cena aérea do Duran Duran sob uma rocha gigante com algumas ruínas. Sigiriya são os restos de um palácio real construído no século V.

 Localizado na parte central do país, você pode escalar a rocha e visitar as ruínas ao redor dos jardins e fontes. Uma combinação de escadas modernas e antigas leva-o ao topo. Uma antiga escadaria foi construída na forma de uma cabeça de leão. Só permanecem as garras. Uma vez no topo, você pode passear pelas muralhas antigas e piscinas. Fique no ponto mais alto em Sigiriya e finja que você é um membro do Duran Duran posando para o helicóptero que filme do alto. E não se esqueça de usar o seu terno de linho branco.


Também no vídeo, a banda é vista ao lado de inúmeros templos e estátuas. Essas cenas foram filmadas em Polonnaruwa, localizada a poucas horas de Sigiriya. É um enorme complexo e depende de meio dia de caminhada, assim como um grande museu. 

Perto do final do vídeo, Nick Rhodes, John Taylor e Andy Taylor cantam a frente de duas estátuas de Buda, uma delas reclinada.  Assistindo o vídeo, eu pensei que essas estátuas fossem enormes. Eles não são tão grandes assim. As estátuas são chamadas de Gal Vihariya e estão localizadas no extremo (ao norte) do complexo. Um telhado agora cobre os Budas para protegê-los do sol e da chuva.

Gal Vihariya - estátuas localizadas no extremo (ao norte) do complexo
A cena final do video "Save a Prayer"  é emblemático. Os membros da banda caminham entre as ruínas de um templo. Ali próximo há uma plataforma de pedra com muitos pilares que ainda estão em pé, ao fundo é uma estupa¹ branca gigante (também pode ser vista em uma tomada aérea). Simon Le Bon se encosta ao lado da plataforma e Andy Taylor fica em cima dedilhando um violão. Os outros membros da banda estão vagando.  

Eles convergem para o templo, caminham até o fim e olham para cima reverenciando a estátua de Buda.  A câmera se afasta, e o vídeo termina com Simon Le Bon reclinado no sofá.  A cena é filmada no Templo Lankathilaka. Aqui, eu tive a parte mais divertida ao recriar as cenas do vídeo, quando resolvi tirar fotos posando como os membros da banda em frente aos monumentos e finalmente, olhando para a mesma estátua de Buda. Poucos turistas vieram, pois era um período de baixa temporada.  

Eles pareciam entediados como seus guias, quando explicada a “importância” histórica do templo.  Eles pareciam não conhecer a história Duran Duran. Mas, honestamente, quem estava se divertindo mais? Eles recebendo a história culturalmente significativa ou eu recriando os vídeos dos anos 80?


Templo Lankathilaka

“Please tread gently on the ground when all around you earth turns to fire.”   Lonely In Your Nightmare

“Por favor, pise sutilmente quando tudo ao ser redor de terra transformar-se em fogo.” – Lonely in your nightmare

"Lonely in Your Nightmare" é o terceiro video filmado no Sri Lanka. Não é tão conhecido, mas eu adoro a música, e novamente apresenta a bela Vanya Seager. Cenas internas durante o vídeo foram filmadas em um quarto no Hotel Amangalla. Há duas cenas para visitação, onde Simon Le Bon está a pé na praia a qual se pode ver ao fundo uma pequena ilha com uma casa construída lá. Essa é em Taprobane. 

Na verdade, é um hotel de luxo que custa a partir de US $ 1000 a US $ 2.200 por noite. Ele está localizado no extremo sul da ilha, perto da cidade de Weligama. É do outro lado da rua do terminal de ônibus e, portanto, de fácil acesso. As cenas finais de Lonely in Your Nightmare, onde Simon Le Bon caminha por uma muralha e abraça a menina, são filmadas em Galle.

Não é sobre o vídeo, mas muito importante você deve visitar o Strand Guest House em Unawatuna e ficar na "Suíte do Duran Duran." Fica a 5 km de Galle e perto da praia.  É um B&B administrado por um homem muito legal chamado Asoka e sua esposa. Trinta anos atrás, quando Asoka havia acabado de abrir o seu B&B quando Paul Berrow parou para reservar um quarto.  A "suite" é quase uma sala grande no topo do prédio. Você deve subir uma escada estreita e praticamente rastejar no sótão para chegar lá. Asoka me disse que Simon Le Bon costumava ir até lá todas as manhãs para tomar chá com Paul na varanda. Paul ficou lá por dois meses. Passei muito tempo desfrutando deste quarto desde que fiquei doente com as habituais doenças estomacais, as quais se obtêm nesta parte do mundo.


Strand Guest House em Unawatuna


Este artigo foi registrado em vídeo. Geograficamente, recomendo a seguinte rota: de Colombo para  Pagoda Tea Room. Galle (muralhas, Amangalla Hotel).  Em Unawatuna para o Strand Guest House e a suíte do Duran Duran.  Viaje a uma curta distância para Weligama e assim ver Taprobane . Em seguida, siga para o norte até Sigiriya por um dia, e depois para Polonnaruwa no dia seguinte.  Há muitos outros locais fantásticos não relacionados ao Duran para visitar ao longo deste caminho, mas este artigo é sobre o Duran Duran, então consulte um livro de viagem para o restante dos lugares. Portanto, esqueça o senso de culpa e vá ver o que você realmente quer ver.

“You don’t have to dream it all — just live a day.”   Save a Prayer

“você não tem que sonhar – apenas viva o hoje” – Save a Prayer




Informações adicionais:

  1. Estupa: Estupa é um repositório de relíquias sagradas, oferendas, mantras e muitos outros itens que geram uma enorme quantidade de bênçãos. A forma da estupa é um símbolo dos vários níveis do caminho da iluminação, por isso só de olhar para ela recebemos em nosso coração as sementes da liberação.




Strand Guest House em Unawatuna: http://www.homestay-strand.net/


4 comentários:

  1. Minha banda favorita. Adoro a música save a prayer. Quando escutei pela primeira vez,tive uma identificação instantânea.Deus proteja sempre estes rapazes.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela viagem. Gostaria de ter ido também.você realizou um sonho.

    ResponderExcluir