sábado, 28 de dezembro de 2013

Roger Taylor do Duran Duran troca as peles pelas mesas de som

TEXTO ORIGINAL: http://www.duranduran.com/wordpress/2013/duran-durans-roger-taylor-trades-the-skins-for-the-decks/

TRADUZIDO POR:  DIANA DA CRUZ


Foto de 24/04/2013 às 21h06


Todas as melhores estrelas do rock são multifacetadas. Ron Wood é um pintor, Lenny Kravitz é um designer de interiores, Ozzy é um filósofo... e o baterista do Duran Duran  Roger Taylor é um DJ que está em alta. Claro, que você lembra-se dele tendo como referência os clássicos Simmons-drum-Driven-pad¹  em “Girls on Film” e “The Reflex”.  Mas nos anos 90, ele pegou as mesas de som e nunca mais olhou para trás, mesmo estando no Top Ten de hits do Reino Unido  “Love is Like Oxygen”. Entre idas e vindas do Duran Duran, ele percorre o mundo, dedicando muito tempo, naturalmente, em Ibiza, periodicamente em sua residência e Met Bar, em Londres. Com shows esta semana no Spybar de Chicago dia 25; e o Top of the Standard, em Nova York dia 27; conseguimos sentar com ele para uma conversa.


Como você tornou-se um DJ? Você considera como sendo uma carreira? 
Estava frequentando tantos clubes em um momento da minha vida que literalmente “tropecei” em uma mesa de DJ em uma noite e comecei a tocar com um amigo. Amei a sensação que estava de algum modo controlando o clima do ambiente.  Eu também estava produzindo dance music na época, então tudo isso foi como destino.


Será que parece ser algo perfeitamente natural para tornar-se um DJ? Afinal de contas, assim como os DJs, os bateristas são aqueles que estão por trás de tudo fazendo o trabalho duro de verdade e ajudando todos a manter o ritmo. 
Sim, há semelhança entre ser o baterista de  uma banda. Visto como a figura do cara que cresce nos bastidores, na verdade quem é muito importante,  mas que também pode passar um pouco despercebido. Acho que tenho uma personalidade muito justaposta.


O que você mais ama sobre ser DJ? 
Aquele momento em que duas músicas combinam maravilhosamente, tanto na batida  quanto na harmonia... Geralmente como um acidente, e você pensa “como é que isso aconteceu?”.


Qual é a sua cidade favorita para se apresentar como DJ? 
Nova York, só porque é a minha cidade favorita no mundo.


Com  o que a sua playlist se parece? As pessoas estão esperando que você toque apenas músicas do Roxy Music e Chic?    
No início tinha um estilo bem eclético, mas depois que comecei a tocar em clubes maiores me apaixonei pela House Music. Afinal, se você está propício a tocar e tocar para 2.000 pessoas em uma boate em Roma, em uma noite de sábado, você não pode só tocar “Wordy Rappinghood²”. Algumas pessoas ainda não conseguem enxergar além do fato que é o Roger do Duran atrás das mesas de som, e às vezes tem certas expectativas do que vou tocar... e ficam um pouco chocadas quando começo a tocar House Music francesa e obscura.


O Duran Duran era o sonho dos DJs, com um remix de definição zeitgeist³ de quase todos os singles. Agora como um DJ, atualmente quais tendências e tracks representam uma síntese do que é cool para você? 
Eu sempre fui um fã de Daft Punk e estou gostando muito de sua colaboração com Nile Rodgers. Estou amando “Get Lucky”. Eu também estive impressionado com o fenômeno Deadmau5 nos últimos anos e essas parcerias suecas de  Axwell, Ingosso e Angello . Eu os chamo de  “Abba” da dance music. E Disclosure estão fazendo um trabalho incrível de reinventar a House Music no ano de 2013, o que não é tarefa fácil.


Duran Duran surgiu em meio de uma consciência coletiva do movimento new romantic o qual "Planet Eartth” simboliza esse momento. Você está ciente deste poder que a música tem? Você pode tocar músicas dos anos 30, 50, 80 e agora, sem jamais evocar a ira dos trendoids4? Afinal, você poderia provavelmente tocar Ace of Base em Le Bain e ninguém iria hesitar. 
Você provavelmente está certo sobre o Ace Of Base, e sim a música viajou certamente em grandes círculos. Artistas como La Roux e The Killers devem mais do que um pouco ao som dos primórdios do Duran.


Qual é a sua casa noturna favorita de todos os tempos? E a sua favorita atualmente? 
Pacha Ibiz , para mim, é o melhor de todos os tempos , mas Cielo em Nova York é o meu favorito atualmente ... Eu amo o sistema de som lá.


Os outros membros da banda estão com ciúmes de sua nova carreira? Você é quem está atrasando o próximo álbum? 
Não sinto qualquer inveja. Nick tem inúmeros projetos de arte e música acontecendo, John tornou-se recentemente um autor de best-seller e Simon é um marinheiro ocupado e competitivo. Mas definitivamente há um próximo álbum que já está sendo produzido.


Duran Duran eram obviamente extremamente provocativos, blusas com ombreiras, o cabelos impecáveis, os garotos-brancos copiando o estilo funk, os vídeos de S&M . Você acha que no contexto musical ainda é possível haver algo provocativo? 
Muito difícil, pois a sensação é que tudo que possa ser provocativo já foi feito. Mas, as pessoas provavelmente pensaram a mesma coisa uma vez que Elvis havia sido filmado da cintura para baixo.


Quais são os seus álbum e música favorita do Duran? 
Tem que ser o álbum Rio. Tornou-se um clássico do período. E ' Save A Prayer ' sempre manterá seu enorme peso emocional para mim.


Qual é a sua ideia perfeita de saída à noite? 
Minha noite favorita é, na verdade, uma noite selvagem com meu filho de 20 meses de idade, comendo pizza e assistindo “Peppa Pig” e “Thomas the Tank Engine.”


Cortesia da Blackbook Magazine

_________________________________________________________________________________

Informações adicionais:  


1Simmons drum: definição para a marca inglesa pioneira em baterias eletrônicas Simmons. Fundada em 1978 por  Dave Simmons,[1] , os quais seus kits foram comercializados de 1980 a 1994. O som da bateria eletrônica pode ser encontrado em inúmeros álbuns dos anos 80. http://en.wikipedia.org/wiki/Simmons_(electronic_drum_company)


2. Wordy Rappinghood: música do grupo Tom Tom Clube, Roger compara a letra da música com o fato de tocar sempre as  mesmas coisas. Em toda canção a palavra “Word” aparece repetidamente. 


 3. Zeitgeist: O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.


 4.Trendoids:  definição daquele que é extremamente sintonizado e obcecado pelas últimas tendências da moda. http://www.urbandictionary.com/define.php?term=trendoid



Nenhum comentário:

Postar um comentário