domingo, 6 de janeiro de 2013

On Tour With Duran: Video Killed The Radio Star

Na estrada com o Duran: o vídeo matou as estrelas do rádio



Foi meu irmão, Paul Berrow, quem teve a idéia de o Duran Duran ir para o Sri Lanka por uma semana fazer vídeos. Ele  esteve lá antes, explorando o que era uma parte intocada e bela do mundo. Ele voltou com uma visão que deixou todo mundo entusiasmado. 

Quando aterrissamos no aeroporto de Colombo ficamos impressionados com o quão incrivelmente quente era. Então nos empilhados em um micro-ônibus e ficou ainda mais quente, sem ar condicionado disponível, nos sentamos e "cozinhamos" em nosso caminho para o sul da ilha. As horas passaram sem alívio. Naquele momento, para alguns dos nossos companheiros de viagem, aquela deve ter parecido a pior idéia da história do pop. A viagem foi um "suador" e ficamos contentes por finalmente chegar ao Hotel New Oriental em Galle. 

Deram-me um quarto no jardim, absolutamente encantador, ao lado da piscina. No entanto, mais tarde naquela noite, quando resolvi ir para a cama, eu encontrei cocô no meu piso. Eu, naturalmente, reclamei. Um funcionário do hotel veio ao meu quarto para ver o cocô e me garantiu que aquele cocô em particular era uma coisa boa, porque era cocô de mangusto, e mangustos comem cobras. Assim, eu estaria  segura no meu quarto do jardim com meu mangusto. 


"Eu não penso assim, eu quero outro quarto", eu disse. 

"Não há quartos", disse ele. 

Então eu disse: "Bem, então eu vou dormir no quarto dos meus, irmãos, Sr. Michael Berrow, ele tem um quarto no prédio principal, por favor, pegue a chave e me leve até lá".

Andamos pelo hotel até a recepção, passando por Russell Mulcahy e Eric Fellner que estavam tendo uma reunião de última hora sobre a produção das filmagens do dia seguinte. 

"Há um mangusto no meu quarto", expliquei a eles enquanto passava. "Cocô no chão". 

Eles tinham seu próprio drama a considerar, filmando três vídeos em uma semana, Save A Prayer, Hungry Like The Wolf e Lonely In Your Nightmare. Eles trabalhariam em condições difíceis, selvas e rios, e ainda havia os elefantes. 

O adorável homem do Sri Lanka me levou à porta do quarto dos meus irmãos e cuidadosamente virou a chave, sorrindo e balançando a cabeça de um lado para o outro, provavelmente pensando que eu era uma ocidental louca e neurótica, que estava tendo uma reação totalmente exagerada por causa de um pouco de cocô no chão. O que, pensando bem, era a mais pura verdade. 

Fui tateando meu caminho através do quarto escuro até a  cama do meu irmão e deitei com ele. 

Ele pareceu razoavelmente assustado e disse, com algum pânico "O que está acontecendo?". 

"Tem um mangusto no meu quarto, e possivelmente cobras,  eu vou dormir com você". 

Ele se virou e voltou a dormir em seguida. 

Eles me conseguiram um outro quarto pela manhã. 

Mais tarde naquela semana, na noite anterior ao início das filmagens de Hungry Like The Wolf, Simon decidiu que gostaria de ter algumas mechas/luzes em seu cabelo. Havia uma cabelereira e maquiadora à mão, então eles foram adiante. Mais tarde naquela noite eu recebi a visita de um Simon em pânico, explicando que eu tinha que encontrar uma tintura de cabelo o mais cedo possível para dar uma escurecida no loiro. Ele agora tinha na cabeça um cabelo amarelo. Nada bom. Nada bom mesmo. 

Então, eu estava acordada e na rua caçando a tal tinta, na primeira hora da manhã, o que rapidamente transformou-se em uma tarefa difícil. Passei a manhã indo de lojas em ruínas a tendas do fraco mercado. Parecia uma missão impossível. Estávamos em um país onde todo mundo tinha cabelo preto e eu precisava de loiro escuro. Eles não estocavam produtos ocidentais na época, não onde estávamos. Eventualmente eu encontrei uma caixa perdida de henna marrom e com gratidão me conformei com essa opção. Enquanto isso, a gravação do vídeo ia adiante como planejado, eles filmaram a manhã toda no mercado e Simon usava um chapéu com seu loiro brilhante irradiando por baixo. No resto do vídeo de Hungry Like The Wolf você vai notar que ele ostenta um tom de henna marrom. 

A MTV levou o vídeo para o seu coração e apresentou o Duran Duran para o povo americano. Não tinha como voltar atrás. Dominação global era para eles, se eles quisessem, e eles queriam isso mais que tudo. Eles trabalharam duro e tocaram mais duro ainda. Já foi dito muitas vezes, por muitas pessoas, que sem os vídeos a banda não atingiria o sucesso como estrelas pop internacionais. Embora esta afirmação  carregue uma certa verdade, eu sempre senti que a usavam meio que como para desmerecer sua credibilidade como banda. A combinação desses cinco meninos, cada um deles com sua própria voz muito distinta, veio para criar a perfeição pop. Uma grande estratégia de marketing pode ajudar qualquer produto ter sucesso a curto prazo mas, se o produto básico não é bom, não vai durar. 

Hungry Like the Wolf ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Curta de Música no 26º Grammy, sendo o primeiro vídeo a ganhar esse prêmio. Então lá vamos nós, acabou sendo uma idéia sensacional. 

No momento em que deixamos o Sri Lanka eu estava pronta para voltar novamente e isso foi exatamente o que alguns de nós fizemos. Quando tivemos quatro merecidas semanas de descanso no meio da tournê, decolamos de volta para  a praia de Unawatuna e entregamos nossas almas ao paraíso.  

Amanda. 
x

Traduzido por Ale Trindade

Texto original:http://amandaberrow.wordpress.com/2012/07/15/on-tour-with-duran-video-killed-the-radio-star/







Um comentário: