quarta-feira, 14 de maio de 2014

ESPAÇO MENSAL DO COLECIONADOR: ABRIL DE 2014

POSTAGEM ORIGINAL: http://www.duranduran.com/wordpress/2014/collectors-corner-live-bootlegs/
24 de abril de 2014


TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ



Bootlegs¹  ao Vivo!

Gostando ou não, as gravações não oficiais também conhecidas por bootlegs¹ sempre foram um fenômeno interessante para colecionadores e sem exceção aos fãs do Duran Duran. Os shows que já apareceram por aqui no Espaço do Colecionador, porém merecem destaque e uma segunda (ou terceira!) olhada.

A princípio, para a maior parte desses lançamentos em vinil, as fontes foram os shows em forma de especiais transmitidos no rádio, que acabaram sendo liberados, como por exemplo, os da BBC, tornando-os um pouco mais oficiais, embora a banda não estivesse envolvida na libertação ou promoção destes. Estes programas foram enviados para estações de rádio menores e transmitidos como shows ao vivo, por isso as cópias não eram muito difíceis de serem encontradas uma vez que a rádio acabava ficando com eles.

Existem, naturalmente, discos piratas de gravações feitas por alguém na plateia, mas a qualidade não é a mesma. Não faz muito tempo que as gravações de shows não eram ilegais, por isso, esses produtos vieram da Europa, EUA, Austrália e também do Japão.


O Duran Duran tem uma boa quantidade de bootlegs dedicados aos seus primeiros shows e estes são os mais cobiçados. Há colecionadores que ofereceram muito dinheiro para o disco raro denominado “Khanada”, que é uma gravação ao vivo de shows da banda em Londres datado de 1981, um destes em março no Sundown Club e outro em julho, no Hammersmith Odeon. O 2LP “decadente Durantics” destaca um show de 1981, o qual é altamente colecionável. “Duranoid” realizado em Osaka 1984, no Japão também é muito raro e difícil de encontrar.


bootleg 1



Infelizmente, alguns bootlegs de vinil foram produzidos com capas simples, em uma folha contendo a lista de faixas, enquanto outros tinham capas coloridas mesmo não sendo oficiais, todos esses discos parecem terem algo em comum: muitos erros de impressão tanto na data de gravação quanto dos títulos das músicas.


 bootlegs com erros de impressão



bootleg 2


Entre todas estas performances ao vivo há alguns notáveis​​: The Prince’s Trust Rock Gala, sendo um deles, produzido em julho de 1983, veio à tona meses antes da enorme turnê mundial da banda. “Annirosijo” (abreviação de ANdy NIck ROger SImon, JOhn) trás a apresentação do Duran Duran no Live Aid, na Filadélfia em julho de 1985 [não é o favorito da banda!]


bootleg 3


Aqui está uma pequena seleção de vinis não oficiais do Duran Duran. Quantos exitem em sua coleção?

bootleg 4


Criado por Peter Brinkhof / Editado por Katy Krassner / Imagens por Peter Brinkhof.



Informações importantes:

  1. Bootlegs: como o nome sugere, são gravações feitas em concertos ao vivo por um membro do auditório, usando um dispositivo portátil de gravação com um microfone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário