sexta-feira, 2 de maio de 2014

ESPAÇO MENSAL DO COLECIONADOR: FEVEREIRO

TEXTO ORIGINAL:  http://www.duranduran.com/wordpress/2014/duran-duran-monthly-collectors-corner-march/

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ


28 de fevereiro de 2014

"Desculpe-me . Você não é ... ? "¹    



O ano de 1985 trouxe ao Duran Duran um dos seus maiores sucessos na forma do 14 º tema de James Bond, " A View to a Kill. "Escrito para o filme de James Bond com o mesmo nome, e estrelado por Roger Moore, Christopher Walken e Grace Jones , a faixa chegou às paradas de todo o mundo. Acompanhado por um vídeo grandioso dirigido por Godley & Creme (quem também filmou " Girls On Film " ), este vídeo acabaria sendo o último com os cinco membros originais da banda até " (Reach Up for the) Sunrise" em 2004.


Origem: Holanda - 7 polegadas, lançamento mundial em capa padrão.  


Para os colecionadores, o lançamento de " A View to a Kill" pareceu não muito interessante à primeira vista apenas como uma versão em vinil de 7  polegadas,  a qual foi lançada comercialmente com a capa de uma cena do filme.  Além disso, essa capa é geralmente a mesma em cada território.

No entanto, ao procurar um pouco mais, podem-se ver algumas diferenças:


A view to a Kill - Edição gatefold² do Reino Unido - maio de 1985


No Reino Unido, duas versões diferentes de 7 polegadas foram lançadas : o padrão em vinil preto e uma edição especial em vinil branco no encarte com um design diferente. 

Na Espanha, França, Alemanha e Japão o lançamento padrão, mas um deles com a adição da tradução do título.


capas de A view to a kill formato de 7 polegadas, alemão - francês - espanhol e japonês



A mais rara versão de 7 polegadas foi lançada no Uruguai. "A view to a kill" saiu com uma capa cuja foto da banda era datada de 1981. Escolha interessante, mas ao mesmo tempo um item fantástico de colecionador, pois não foram prensadas muitas cópias.


capa de A view to a Kill  lançada no Uruguai em maio de 1985



Só a França e os EUA receberam a canção em formato de 12 polegadas. Nos EUA estes foram lançados em capas pretas padrões. Na França, no entanto, as capas foram lançadas em formato padrão originais impressos em frente e verso.  Finalmente, para o mercado alemão, poucas centenas de 12 polegadas foram prensadas em capas com imagens coloridas.


A view to a kill formato de 12 polegadas, foto da esquerda para a direita: França, Estados Unidos e Alemanha.


Você deve se perguntar qual a versão de " A view to a kill" é destaque entre estes de 12 polegadas, tendo em mente a reputação do Duran Duran para as Night Versions e versões Dance mixes. Devido a uma decisão do John (a qual agora ele lamenta um pouco) uma versão extended remix³ nunca foi lançada comercialmente, e todos os formatos contêm a versão padrão.


Criado por Peter Brinkhof / Editado por Derek Supryka e Katy Krassner / Fotos de Peter Brinkhof e Derek Supryka.



Notas:

      1.(o trecho refere-se a cena final do clipe AVTAK onde Simon Le Bon é indagado: “Excuse me. Aren’t you...?”)

       2.Gatefold:  termo que designa o uma capa de disco que se abre como um livro (muito utilizada por exemplo, para os álbuns duplos).  Fonte:http://www.museudoboom.comyr.com/glossario.html


    3.Extended remix: versões mais longas, cuja origem deu-se no início dos anos 80, as quais eram produzidas para serem tocadas em casas noturnas. Sua comercialização era comum em formatos de vinis de 12 polegadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário