sexta-feira, 3 de outubro de 2014

RAZÕES PARA TER ORGULHO DE BIRMINGHAM: A MÚSICA

TEXTO ORIGINAL: http://www.birminghammail.co.uk/news/midlands-news/reasons-proud-birmingham-music-7835214

Por: David Bentley

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ


26 de setembro de 2014

Tudo que há de destaque em Brum1 está sendo comemorado no Pride of Birmingham Awards, realizado na histórica Câmara Municipal, na sexta-feira dia 26 de setembro.
Estamos trabalhando da melhor forma com a finalidade de terem muitas razões para se orgulharem de Brum.

O tópico de hoje é a música da nossa bela cidade.

Birmingham é o berço do heavy metal, bandas como Black Sabbath e Judas Priest foram formadas na cidade.

Tony Iommi do Black Sabbath é da área de Aston, encontrou-se na música quando aprendeu a tocar violão de uma maneira diferente após um acidente industrial que removeu as pontas de seus dois dedos.

Ele uniu a afinação de sua guitarra com o poder dos acordes ao guitarrista Terry Butler e juntos, produziram o som clássico do metal.

A revista Rolling Stone disse que o álbum Paranoid do Black Sabbath mudou a música para sempre, este foi o segundo álbum da banda, com um título de última hora, o arranjo das músicas ficaram prontos em 20 minutos.

Com dois prêmios Grammy e o recorde de vendas de 70 milhões, o Black Sabbath têm sido classificado pela MTV como a maior banda de metal de todos os tempos.

Bandas de metal que surgiram posteriormente, como o Napalm Death e o Godflesh também são de Birmingham.

O clube Mothers foi eleito o melhor local de rock do mundo em 1969 e 1970, onde o Sabbath e muitos outros astros se apresentaram, incluindo Pink Floyd, Elton John, Rod Stewart, The Who e Led Zeppelin.

A banda Judas Priest de Birmingham trouxe um estilo novo de heavy metal, lançando bases mais pesadas ​​- e foi em Sparkhill no subúrbio da cidade que o grindcore2 nasceu quando o metal extremo e o punk hardcore foram fundidos. Napalm Death formou e definiu o gênero, e o Godflesh seguiu.

A música de Birmingham no final dos anos 50 e dos anos 60 tornou-se conhecida como Brum Beat - uma contrapartida para o Merseybeat3 da área do Liverpool.

The Moody Blues, formado em 1964, foi à primeira das bandas do estilo Brum Beat tornando-se internacionalmente famosa. Na época, havia mais de 500 grupos da cidade.

A primeira banda de Birmingham que lançou um single comercial foi a Jimmy Powell and The Dimensions, em 1962, e o primeiro a fazer parte do Top 10 foram Os Applejacks, em 1964, o grupo de maior sucesso da época em Birmingham foram The Spencer Davis.

O programa musical na TV denominado Thank Your Lucky Stars, transmitido pela ABC Television nos estúdios Aston, na cidade de Aston entre os anos de 1961 a 1966 foi uma grande plataforma para a música pop britânica da época e serviu de suporte para estreia dos Beatles na televisão em 13 de janeiro de 1963.

Birmingham não teve uma influência dominante, como Brian Epstein de Liverpool, desta forma o Brum Beat foi muito mais diversificado e definido pela geografia do que pelo próprio som.
Lendas do rock com o ELO (Electric Light Orchestra) foram formadas em Birmingham em 1970. Roy Wood foi convidado por Jeff Lynne e Bev Bevan.

Wood saiu para formar o Wizzard, Jeff tornou-se o novo vocalista e a banda alcançou o sucesso mundial.

Lynne foi nomeado o quarto maior produtor de discos na história da música e em 2014 recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Birmingham.

A lenda do estilo New Romantic, o Duran Duran foi formada em Birmingham em 1978 e já venderam mais de 100 milhões de discos.

Eles tocavam regularmente na boate da cidade denominada Barbarella, que recebeu este nome após o filme de ficção científica que foi estrelado por Jane Fonda em 1968. O nome da banda é do personagem no filme eles se tornaram a banda principal no clube Rum Runner em Broad Street.

Duran Duran – que nunca se separou, apesar das mudanças na formação - já ganhou dois prêmios Grammy, dois Brit Awards e um MTV Video Music Award na categoria Lifetime Achievement (é uma espécie de prêmio pelo conjunto da obra de um artista) e também tem uma estrela na calçada da fama em Hollywood.

Birmingham é também o berço do bhangra moderno e o centro da música asiática do Reino Unido.

Bhangra surgiu a partir da área de Balsall Heath nos anos de 1960 e 1970 e Birmingham agora é considerada como a capital internacional da música bhangra, produzindo quase 90 por cento deste estilo.

O grupo de dança Nachda Sansaar de Birmingham são um dos grupos Bhangra de mais alto nível no Reino Unido e se apresentou na abertura do Eurovision Song Contest e da Commonwealth Games.

Bhangra era originalmente uma música folclórica com muita energia, trazida por famílias Punjabis da Ásia e foi combinada com estilos ocidentais modernos, como o reggae, o soul, o rock, o hip-hop, o pop, a house e o drum'n'bass. Atualmente, o Bhangra de Birmingham é exportado à sua terra natal, no Punjab.

Há mais de uma dúzia de gravadoras Bhangra em Birmingham, além de cerca de 50 grupos, incluindo equipes de dança, cantores, bandas e DJs. O primeiro artista Bhangra que alcançou as paradas foi o cantor Apache Indian da região de Handsworth em Birmingham.

Graças a bandas como Peace e Swim Deep, o distrito de Digbeth da cidade está ganhando reconhecimento nacional como ponto de referência para algumas das melhores músicas independente.

Todo o rótulo de "B-Town" para a cena musical indie local pode ser estranho para nós e para as bandas, mas por tornar-se a melhor região do país em talento musical é uma conquista.

Outras regiões do país agora olham para Digbeth como uma inspiração na tentativa de fazerem serem notados. Na verdade, Digbeth foi nomeado a Shoreditch4 de Birmingham pelo NME.

Birmingham foi nomeada entre as principais cidades do Reino Unido que incentivaram o novo gênero de música dos anos 80 chamado High Energy ou Hi-NRG, que surgiu quando a cena disco estava desaparecendo e foi renovada com maior ênfase no estilo eletrônico, em vez de instrumentos reais.

Os DJs das rádios de Midlands e clubes como o Nightingale de Birmingham foram nomeados na imprensa musical como as maiores influências na divulgação do novo som, o DJ Pete Waterman de Midlands e seus parceiros Stock e Aitken apropriaram-se deste estilo como um modelo para inúmeros hits pop em meados da década de 80.

O R&B adotou também o sintetizador como electro-funk emergente - e Birmingham estava na vanguarda, com seus "all dayers”5. Estes eventos do clube Powerhouse atraíram grandes artistas e fãs do estilo dance de todo o país.

Quando acid house6 chegou e começou a influenciar vários estilos, foi o DJ Neil Rushton de Birmingham que identificou, nomeou e trouxe a atenção de todos para um novo estilo denominado techno. Ele compilou um álbum intitulado Techno! The New Dance Sound of Detroit para a Virgin Records e abriu sua própria gravadora muito influente em Birmingham denominada Network Records.

O techno misturou-se com a própria música industrial da cidade, no início da década de 1990 de modo a formar um estilo minimalista conhecido como a Birmingham Sound.

A variação do estilo downtempo denominado ambiente dub também foi criado em Birmingham.

A idéia de "sampling"7 – o ato de pegar os sons de uma gravação e usá-los em uma nova produção - é bem conhecida na indústria da música moderna. Foi aqui em Birmingham que o conceito tomou vida pela primeira vez.

Frank, Norman e Les Bradley da empresa fabricante de equipamentos de gravadores de fitas da marca Bradmatic localizada em Birmingham inventaram o Mellotron, um teclado que foi sem dúvida o autêntico sampler.

Pressionando as teclas podiam-se gravar instrumentos, efeitos sonoros e vozes que eram armazenados em uma fita de áudio de baixa qualidade. O equipamento foi baseado em um mecanismo semelhante ao americano chamado Chamberlin, que não tinha sido projetado para uso comercial para os músicos.

Com o apoio do maestro da BBC Eric Robinson - quem organizou as gravações que iriam na fita interna - e o apoio do mágico e apresentador David Nixon, uma empresa chamada Mellotronics foi formada e os primeiros teclados Mellotron foram produzidos em Aston, em 1963, custando £1,000 mil libras, naquela época em uma loja especializada seriam vendidos entre £ 2.000 a £ 3.000 libras.

O instrumento foi popularizado pelos Beatles e se tornou uma parte crucial do estilo rock. A band The Moody Blues de Birmingham fez grande uso do equipamento, assim como o Genesis, o Yes e muitos outros grupos. Como os sintetizadores cresceram em popularidade durante os anos 80, o Mellotron desapareceu, porém, uma nova versão chegou ao mercado em 1999.

Há muitos outros músicos e bandas ligadas a Birmingham.

Esta lista incluem: Fairport Convention, The Move, Steve Winwood e sua banda Traffic, Musical Youth, Pato Banton, Steel Pulse, UB40, Dexys Midnight Runners, Fuzzbox, The Beat, Fine Young Cannibals, Toyah Willcox, Ocean Colour Scene, The Streets, Robert Plant e o Led Zeppelin.

Joan Armatrading da cidade de Birmingham, região de Handsworth, foi a primeira mulher negra britânica a ter sucesso na música internacional. Ela foi seguida pela colega Brummie8 Jaki Graham - que se tornou a artista negra britânica mais bem sucedida de todos os tempos - e também o Ruby Turner, Jamelia e, mais recentemente, Laura Mvula.

Os grandes nomes do mundo do pop e rock vêm regularmente fazer shows na cidade.

Entre os locais onde você pode ver as estrelas da música nacional e internacional estão o LG Arena, NIA, O2 Academy, Jam House, Glee Club e The Institute.

O LG Arena - anteriormente NEC Arena - é a 10ª casa de espetáculo mais visitada do mundo. Juntos, os salões da arena e os adjacentes do Centro Nacional de Exposições atraem mais de três milhões de visitantes por ano.

O NIA vai ser restaurado por £ 20.600.000 libras para mantê-lo entre os locais mais concorridos para receber grandes shows internacionais. A restauração vai transformar o perfil da cidade com três imponentes esculturas iluminadas.

Entre as estrelas Brummie da música que frequentam o Pride of Birmingham Awards estão Tony Iommi, Laura Mvula, Roy Wood, Ruby Turner e Ali Campbell do UB40.





Informações importantes:

Alguns estilos musicais mencionados no artigo podem ser ouvidos neste link abaixo:

  1. Brum: coloquialmente refere-se à cidade de Birmingham. http://en.wikipedia.org/wiki/Brum

  1. Grindcore: Grindcore, como estilo musical, é um caldeirão de extremismos. Nele cabem hardcore punk, metal extremo, anarco-punk, noise rock e rock industrial. Seus elementos mais visíveis são os vocais guturais, as músicas de duração curta e andamentos absurdamente velozes - em especial um tipo de batida conhecida como metranca/blast beats. http://pt.wikipedia.org/wiki/Grindcore

  1. Merseybeat: A música beat, também conhecida como merseybeat (para bandas de Liverpool), ou brumbeat (para bandas de Birmingham), é um gênero de música pop desenvolvido no Reino Unido no começo da década de 1960. http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_beat

  1. Shoreditch: Shoreditch é um distrito do borough londrino de Hackney. É uma zona edificada no centro da cidade, imediatamente ao norte de Londres, localizada a 2,3 milhas a nordeste de Charing Cross. Situa-se no ponto em que convergem cinco distritos postais. Anualmente acontecem projetos de engajamento cultural, o Festival de Shoreditch, o qual inclui atividades diversas como festivais de literatura, comissões de arte pública, projetos das escolas, jornais, projetos de ação social, design de domínio público, oficinas, exposições, mostras e performances.

  1. all dayers: O oposto de uma noite em claro. Um all-dayer ocorre quando uma pessoa tem padrões de sono ímpares. Estes hábitos resultam em uma pessoa que vai dormir a qualquer hora durante o dia. Depois de uma noite em claro.



  1. acid house: O Acid house é um estilo da música eletrônica, sub-vertente da house. A Acid house teve sua primeira aparição no meio dos anos 80, num trabalho chamado "Acid Traxx", feito pelos produtores de Chicago DJ Pierre, Adonis, Farley Jackmaster Funk e Phuture (esse último que levou nome da música que virou clássico). O Acid House é a mistura de elementos da house com o som pesado e graves fundos da Drum Machine Roland TR-808. O termo "acid" deriva da utilização do sintetizador de baixo Roland TB-303 que com seus efeitos de filtros reproduzem um "som ácido".

  1. sampling: o ato de produzir e coletar amostras; amostrar. As primeiras experiências com amostras pré-gravadas de áudio remontam o meio do século XX, sobretudo nas experiências com gravações em fita magnética da música erudita de vanguarda, música concreta (musique concrète) e música eletrônica. O termo foi aportuguesado para "samplear"

  1. Brummie: denominação para os habitantes da cidade de Birmingham ou seu sotaque.




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