segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TEXTO ORIGINAL: http://www.duranduran.com/wordpress/2013/reflections-on-duran-durans-the-wedding-album/  20 de Fevereiro de 2013


TRADUZIDO POR: LUCIANA SPICACCI (LuSpi)  &  DIANA DA CRUZ


REFLEXÕES EM “THE WEDDING ALBUM” DO DURAN DURAN


O 20 º aniversário do Duran Duran [The Wedding Album] gerou uma reflexão a partir da banda, os quais estão agora tão orgulhosos desta gravação como estavam em 1993, quando foi lançado. Um release da concepção no catálogo do Duran Duran, os quais Simon, John, Nick, Warren e amigos refletem sobre o que o álbum significou para eles.


SIMON LE BON:


Vinte anos se passaram desde que lançamos o The Wedding Album. Estou tentando pensar em algo a dizer sobre isso, mas está muito aquém, a música por si faz a declaração mais poderosa de todas. Trata-se, em muitos aspectos, de um álbum de seu tempo, como a Guerra do Golfo estava acontecendo escrevemos as músicas sob a perspectiva de nosso olhar para um mundo da "guerra santa e a necessidade santa" e refleti-las. Estávamos à beira de uma revolução tecnológica. Pela primeira vez em nossas carreiras gravamos diretamente em um disco rígido. Comecei colocando as letras acabadas em um computador portátil - um PSION Organizer¹ para ser mais preciso - isso para que eu fosse capaz de imprimi-las para cantar no estúdio. Você não pode ignorar a contribuição  e a influência exercida no âmbito do projeto por John Jones, que projetou e co-produziu o trabalho com Nick, John, Warren & eu.

Lembro-me, no final do projeto, dirigi  e estacionei em uma rua escura em algum lugar perto de casa, peguei uma cópia do álbum e coloquei no aparelho de som. Tocar  The Wedding Album, pela primeira vez do início ao fim, foi quando comecei a perceber a dimensão do que nós tínhamos criado juntos ... Como eu disse, a música fala mais alto.





JOHN TAYLOR:

The Wedding Album é um dos mais importantes álbuns do Duran Duran, pelo menos do meu ponto de vista. Foi o álbum que nos deu dois grandes hits, fora dos anos oitenta! ... O sucesso deste álbum nos deu enorme confiança e, a idéia de que ainda tínhamos vitalidade e algo a oferecer ao mundo, depois de passarmos alguns anos batendo cabeças contra a parede, tentando reiventar algo.
Sinto que devo dar os créditos ao Warren, em grande parte, por conseguir manter este álbum na direção, ajudando-nos a finalmente conseguir os Bullseye da Billboard. Do começo ao fim Warren manteve um olhar atento sobre toda a gravação, overdubs, mixes e despesas. Ele teve que flexionar os músculos de verdade, que eram consideravelmente maiores no final do álbum que no início!
A capa maravilhosa, por Nick Egan, que também dirigiu o vídeo "Ordinary World", depois de uma idéia do Sr. Rhodes. Grandes mixes, especialmente em "Ordinary World" e "Too Much Information", cortesia de David Richards, mais conhecido por seu trabalho com o Queen, e uma turnê que percorreu o mundo.

Para mim este álbum será sempre muito especial, creio que é para todos da banda. Eu me casei durante o processo de sua criação, e minha esposa deu à luz uma filha linda (cuja primeira palavra foi sapatos...) Foi um momento muito especial.



WARREN CUCCURULLO:

De volta a 1993, eu não tinha idéia de que 2013 seria tão parecido com 1984. (calculadora não é necessário)
Um rabo de cão abanando era o tipo de mídia mundial , tão distante do comum como se poderia imaginar. as massas submetidas a muita (des) informação, enquanto sob um estado constante de vigilância, isso  não é uma situação ideal para a humanidade.
"Ordinary World" e "Come Undone" meio que andam juntas de uma forma assustadora, cheguei a pensar sobre isso, assim como eu, John, Nick e Simon as chances dessa  conexão eram provavelmente de um bilhão para um. Eu seria capaz de apostar que aquelas eram as mesmas oportunidades que tínhamos para "fazer um retorno" golpe de gênio sugerida por Nick para a arte da capa colocar as fotos de casamento de nossos pais? O CD foi um re-nascimento para todos nós, individualmente e como grupo. Golpe de gênio sugerido por John ao convidar David Richard para fazer alguns mixes? Recebendo os mixes de David do estúdio Montreaux essa foi uma das memórias mais incríveis que tenho de todo o projeto,  David fez o stuff sound antes de tê-las ouvido soa como se tivesse tomado drogas ... obviamente, muito mais saudável do que realmente tomar drogas. Cada um com quem estávamos trabalhando, ao longo de cada fase do projeto, foi operando a um nível muito elevado, do diretor de arte Nick Egan, ao co-produtor John Jones, a gestão, a banda de apoio, a equipe. Uau! o que poderia pensar um consumidor desavisado de música de 20 anos atrás da contribuição de Milton Nascimento? Pura genialidade! Agora não há dúvida de que este foi um daqueles discos extra especiais que surgem, de vez em quando. Adoro que ele é sem nome/ renomeado, como um dos nossos favoritos de todos os tempos.

Eu achava que esta era a ponta do iceberg para nós.

Warren Cuccurullo, Los Angeles

Enviado do meu coração para o meu cérebro e meus dedos à você.





NICK RHODES:


Realmente não parecem 20 anos, desde quando trabalhamos em The Wedding Album , e agora, 20 anos após seu lançamento, parece ter passado muito tempo . Lembro-me das sessões que foram na sua maior parte em privacidade, na casa de Warren. Depois de Liberty, não estávamos certos sobre qual caminho iríamos percorrer e se estávamos na direção correta, pois deixamos de ser uma banda de cinco peças para uma banda de quatro peças novamente. Tivemos que mergulhar no nosso íntimo! Tivemos que realmente concentrar todos os nossos esforços na composição. Nós também percebemos o quanto a música mudou. Os anos 80 haviam terminado e um monte de gente queria aprisionar o Duran Duran naquela década também, eu acho. Algo acontece de engraçado quando muda-se de década. Na realidade, não acontece muita coisa naquele DIA, mas as pessoas pensam, “ bem, agora as coisas tem de mudar. " De alguma forma , no final dos anos 80 , a música mudou consideravelmente. Tivemos o grunge, o techno e cultura Rave,o que nos deixou em um lugar onde sentimos que tínhamos de nos tornar relevantes para o tempo. Não estávamos prestes a fazer um album Grunge ou Techno, mas tínhamos a nossa composição. Retornamos para o que era básico. Fomos para o estúdio e escrevemos, escrevemos e escrevemos, dia após dia. E em alguns dias, tínhamos algumas idéias interessantes , em outros dias não. "Drowning Man" surgiu das sessões de composições de Simon, provavelmente a melhor de sua carreira. John teve a ideia de torná-la uma música dançante baseada em Too Much Information, uma bela letra escrita por Simon sobre o que estava acontecendo no mundo e como todos nós somos bombardeados com "coisas" que permanecem na mente, isso foi antes da Internet. Na verdade, eu acho que ele estava muito à frente no sentimento daquela letra. Então, um dia estávamos tocando todos juntos com fones de ouvido e Warren e eu coincidimos em acorde e melodia, o qual nos deu um arrepio nas espinhas. Simon veio com uma melodia de primeira para o que estávamos tocando e isso tornou-se "Ordinary World". Nesse ponto, nós sabíamos que tínhamos algo MUITO especial. É raro encontrar algo único, poderoso e emocional. E então tudo voltou  no lugar. Nos sentimos mais seguros quando fizemos essa canção.
Quando "Ordinary World" chegou as rádios,  explodiu instantaneamente. e tornou-se a canção que mais cresceu de  muitas formas. Tornou-se o momento da virada  para nós,  porque era a primeira vez na década de 90 que tínhamos atingido as paradas de sucesso mundial.  Essa música é a história significativa para mim quando se trata de The Wedding Album. .
John Jones produziu o álbum com a gente, e ele era um grande “ ouvido”  para ter por perto. Ele tinha um grande conhecimento da estrutura clássica das canções com o que estávamos tentando fazer, ele foi a inspiração certa por perto, nos ajudou a seguir em determinada direção em algumas das canções e de modo geral, contribuiu com um bom senso de direção no arranjo do álbum.
Certamente , The Wedding Album  é um dos nossos mais importantes albuns,  porque durante esse período, o Duran Duran não teria sobrevivido se não tivéssemos conseguido fazer essa gravação. Tenho boas recordações das sessões de composição e conclusão do álbum. Olhando para trás, todas as boas lembranças - trabalhamos com Nick Egan e Eric Roinestad no design da capa . Eu tive a ideia de colocar fotos do casamento de nossos pais na capa. As fotos dessas oito pessoas, no dia em que se casaram , aquele era o DNA que estava por vir a formar -nos e fazer esse álbum. Não estava certo se todos concordariam, mas todos adoraram. Reunimos as fotos de casamento dos nossos pais, colocamos juntas e quando pela primeira vez vimos todos juntos,  pensamos, "Uau! ". Não poderíamos ter feito melhor se tivéssemos ido à procura de fotos antigas em alguns arquivos .
Você sabe,  que na verdade NÃO era para ser chamado de  The Wedding Album, embora seja chamado de The Wedding Album, na verdade é para ser chamado de Duran Duran , pois isso era uma volta ao nossa essência. De certa forma, porém, eu estou bastante satisfeito de chamá-lo de The Wedding Album agora ...






Tantas emoções estão envolvidas com o "Wedding" album que eu não sei por onde começar. Eu fui o cara mais sortudo de Bedrock por trabalhar com quatro pessoas maravilhosas, só pra começar.  Ser-me confiada a gravação mudou a minha vida. Warren, Nick, John e Simon me deram a chance de trabalhar com eles na maior situação criativa que eu já conheci e  que estabeleceu um novo padrão para alcançar na música que  fiz desde então. Do Albert Hall ao show MTV Unplugged, fomos lembrados que grande música tem de ser amada pelas pessoas que as fazem. Com "Ordinary World" e "Come Undone", agora clássicos, a verdade sempre  esteve no pudim!


The mastering photo from Townhouse (courtesy of John Jones)



NICK EGAN / DIRETOR DE VIDEO & ARTE: 

Você poderia dizer que estava escrito nas estrelas do meu ponto de vista. Tudo apenas se encaixou.
John Taylor tinha acabado de mencionar ao ator Billy Zane que ele estava procurando por Nick Egan para fazer o design do novo album do Duran, "The Wedding Album" eu acredito que estava trabalhando no título a principio, por causa das fotos que foram usadas na capa.
Quando o Billy respondeu que eu era seu amigo e da esposa dele, a Lisa, John ficou deliciado, ainda mais quando Billy lhe contou que havia a chance de eu estar em Londres naquele momento. Aquela conversa foi o começo do que se tornou uma das minhas mais longas e melhores associações com qualquer uma das bandas com quem trabalhei.
Em poucas horas eu estava encontrando com John em sua casa em Londres onde ele delimitou o conceito de uso da banda, não apenas as fotos dos casamentos dos pais deles, mas também indo contra noções prévias de comissionamento de uma capa de album  fotografada em sessão de fotos a uma lembrança das últimas cabines de fotos em Londres e ter suas fotos tiradas em fitas de 2"x"6  em preto e branco.  Foi o conceito que me convenceu que eu estava fazendo algo visualmente especial, mas que me fez entender que o Duran era uma das mais inovativas e criativas bandas da geração deles e posteriores. Eles nunca são previsíveis.
Minha preocupação imediata era evitar tornar brega o que quase todas as fotos de casamento costumam ser, branco, com rendinhas prata, decoração de confete. Eu queria que fosse algo como uma peça de arte, tirei a influência do collageist da Pop Art, Robert Rauschenberg,  quem colocou as imagens aparentemente aleatórias em cima umas das outras com uma leve sugestão de off register color, como se a coisa toda fosse em  tela impressa. Foi tudo realizado em tons de sépia com toques gold leaf. Para manter em baixa o conceito faça-você mesmo tecnológico, as letras foram feitas em relevo com a impressora Dymo Label e um lápis chinagraph oleoso na máscara da fita. Deu ao pacote todo, dentro e fora, um sentimento orgânico de 'Pop Art'.
Naquela época, o meu assistente de design gráfico era Eric Roinestad  (que desde então tornou-se um reconhecido artista), ele colocou em ordem a coisa toda, mas o pacote inteiro era realmente uma colaboração entre a banda e eu.  
A próxima consciência era o single 'Ordinary World' começar com uma única arte. Eu tinha trabalhado com um fotógrafo brilhante e inovativo chamado Dean Chamberlain alguns anos antes e rolou que o  Dean era um amigo próximo do Nick Rhodes, então eu usei a bela foto de uma árvore do Dean na capa do single. O Dean podia literalmente pintar com luz na abertura do shutter para uma exposição maior (de luz), algumas vezes, por horas. Ele então pegou várias luminosidades, colocou gel coloridos nelas e correndo na escuridão total, criaria um ambiente estranho.
O video veio de uma ideia em duas partes. As imagens da banda tocando em um palco branco e caminhando através de jardins foram filmadas em um dia. Tínhamos que editar a apresentação para a projeção e retornar a nossa locação uma semana depois. Nós filmamos o exterior em Pasadena antes do natal no renomado Huntington Gardens. Filmamos em cada um dos jardins temáticos especiais, o mais lindo deles era o jardim de cactus. Quando retornamos, nós filmamos projeções nos jardins para dar à banda uma unipresença, quase um sonho como o visto no dia do casamento desse casal.  Eu propositadamente queria criar uma meio ambiente surreal, muito tipo Federico Fellini, e em particular, ' Julieta dos espíritos', que é de onde a ideia do chapéu da noiva veio, e não como supuseram, de uma cúpula de abajur.
O vestido foi uma ideia que eu vi em um desfile do Georgio Armani. Era um vestido smoking  com uma gravata borboleta exagerada, que eu mudei de preto para branco. O estilista que fez o vestido de noiva recebeu mais pedidos para recriar aquele vestido do que qualquer outro que ele já fez.  O que não é visto neste video é a banda do casamento que era um grupo de cavalheiros mais velhos e sofisticados, sugerindo ser o Duran Duran no futuro.  Eu não acho que a ideia dos membros da banda acabar tocando em casamentos possa ser considerado um fim de sucesso para o Duran Duran, então a ideia foi cortada. Minha última memória das filmagens foi uma hora antes o céu estar carregado, os céus se abrirem e nós tivemos uma chuva torrencial que durou horas e nós todos enrolando cabos e geradores através de quase 1 metro de água.
Eu continuei com a ideia de mostrar que o mundo é tudo, menos comum.



NIGEL REEVE / EMI RECORDS, UK

O Wedding Album, ou Duran Duran como é o título original, teve um longo período de gestação. Os primeiros sons fora do estúdio vieram no final de 1991, mesmo assim 'Ordinary World' existiu e soou claramente como um hit. Eu me lembro de todos os escritórios do 4o. andar do EMI´s Manchester Square parando para ouvir. Foram outros  18 meses antes que o album chegasse as ruas mas todos na EMI sabiam que o Duran estava de volta com algo massivo.  


“Ordinary World” do Duran Duran foi agraciado com um Prêmio Ivor Novello na categoria "Melhor canção música e letra" em 1994. A premiação Ivor Novello  ocorrem anualmente em Londres. 



Informação adicional: 


PSION Organizer¹ : modelo de gravador mencionado por Simon durante as sessões de "The wedding album"



2 comentários: