terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tradução do prefácio escrito por Nick Rhodes

TEXTO ORIGINAL: http://www.penguin.ca/nf/Book/BookDisplay/0,,9780142196946,00.html?sym=EXC

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ



Em comemoração ao lançamento da nova edição do livro In the pleasure groove: Love, death and Duran Duran, com o prefácio escrito por Nick Rhodes, o texto encontra-se aqui traduzido.



INTRODUÇÃO: 


Hoje, eu me sinto confortável em admitir que estava um pouco nervoso quando John Taylor formou uma banda antes de eu ter deixado a escola. Você vê, nós nos conhecemos quando eu tinha dez anos e ele doze -  ambos filhos únicos, que viviam no bairro de Hollywood, nós rapidamente nos adotamos como irmãos, então sempre imaginei que faríamos isso juntos. Felizmente para mim , o seu primeiro grupo, Shock Treatment, não tinha passado por mais de uma temporada. Seguido brevemente pela banda The Assassins, e , em seguida, Dada, apesar de um nome tão gloriosamente pretensioso, foram destinados rapidamente para a obscuridade na cena musical de Birmingham pós-punk. Pessoalmente sou grato pelos primeiros reveses de John.

Em 1978, por meio da correção impecável, tudo se encaixou: revertemos ao nosso plano original e partimos em uma missão para realizar nossos sonhos de infância . Alimentada pelo poder desenfreado da ingenuidade e ambição, formamos o Duran Duran versão 1.0. Deste momento em diante, estávamos a bordo em uma mão-única, uma montanha-russa sem freio, que viajava muito rápida.

Eu não costumo refletir sobre o passado, porque estamos sempre muito ocupados tentando inventar o nosso futuro, mas parece estranho, se eu olhar por cima do ombro por um momento, o que de alguma forma deixou de ser um casal de filhos que amavam música, os quais iam a shows intermináveis ​​juntos, passamos para a criação de uma banda que moldou nossas vidas de maneiras totalmente imprevistas.

Você deve estar se perguntando o que será revelado nas páginas seguintes. Eu sei certamente  que John tem uma oferta abundante de histórias cativantes para contar. . .









Admiro a determinação e a tenacidade de John. Quando tocamos em nosso primeiro show, ele desenhou e imprimiu os cartazes. Nós não podíamos pagar a iluminação, de modo que projetamos na escola de geografia dele as lâminas que foram colocadas no palco. Nós sempre tentamos encontrar uma maneira de fazer as coisas funcionarem. Praticidade tem nos servido bem. Pouco mudou, e sei que hoje, se John e eu temos uma visão, podemos contar um com o outro para que façamos acontecer.

Eu poderia dizer um monte de segredos sobre o John: Eu estava lá para testemunhar a sua primeira namorada, seu primeiro concerto, e quando pela primeira vez ele pegou um contra- baixo. Nós descobrimos tudo juntos, fizemos música, cometi erros, fiz alguns amigos e perdemos  alguns, também, aprendemos  a  nos desviar de escândalos nos jornais quando eles venderam suas histórias, mas sempre encontramos nosso caminho. Você vai ver o que John decide desvendar do requintadamente frívolo ao profundo. Talvez ele vá mencionar o momento em que havia acabado de adquirir o segundo de seus três Aston Martins, e me convidou para dar uma volta rápida ao redor de Londres. Não sendo eu um motorista, mas facilmente suscetível ao luxo, aceitei o convite de bom grado. Ele me pegou e dirigiu suavemente no final da tarde, mas a nossa viagem em breve chegou a uma abrupta paralisação, em frente da Harrods, quando o carro quebrou na hora do rush. John olhou para mim e calmamente anunciou: "Está parado por algum motivo, nós vamos ter que sair e empurrar. . . " Este não era exatamente o que eu tinha em mente, mas, o que dizer, não havia outras opções disponíveis. A fila de carros estava se formando  atrás de nós, e os motoristas exasperados estavam soando suas buzinas , o que naturalmente deu mais atenção em John e eu, como nós timidamente saímos  do carro, tentando não parecer evidente com a nossa fama repentina e cabelos coloridos. Logo, uma pequena multidão se reuniu, e os espectadores assustados começaram a pedir autógrafos, tentamos manobrar o carro para fora do tráfego. Ficamos abalados, mas não surpresos. Talvez John esqueceu o incidente, ou, mais provável escolheu por omiti-lo, porque há muitos episódios mais significativos para ele lembrar. Particularmente para mim  é algo que ressoa no momento , no entanto, porque naquele momento instantâneo reconheci o quanto nossas vidas mudaram mais de vinte e quatro meses.

Embora estejamos na mesma trajetória com Duran Duran há mais de três décadas, são as escolhas que enfrentamos e as decisões que fizemos em nossas vidas pessoais que definem o curso para os nossos caminhos individuais. Seria difícil encontrar cinco pessoas na mesma banda que viveu esses diversos estilos de vida em paralelo. Vi o John no auge do sucesso. Tivemos álbuns em primeiro lugar, com tours com ingressos esgotados, shows realizados para um público que gritava tão alto que não podíamos ouvir o que estávamos tocando. Ele teve carros, ele teve garotas, e sempre recebeu mais cartas de fãs que qualquer outra pessoa na banda. Cada um de nós reage de maneira diferente e adaptada às nossas circunstâncias. John queimou-se com o brilho intenso, e, em seguida, saiu do controle em uma forma espetacular. Não é nenhum segredo que ele lutou contra o vício. Tínhamos percebemos no início, mas nunca admitimos que as coisas estivessem ficando sérias. Todos nós vivemos em uma bolha do caos, passando da limusine para o avião, deste para o quarto de hotel, em seguida, da avenida de volta para o hotel. Assim, quando alguém não tivesse ido para a cama a noite toda, ou parte dela até a noite seguinte, não era  particularmente incomum. De alguma forma, conseguimos manter isso funcionando como uma banda. Nunca me ocorreu como John tinha chegado tão próximo do limite, até o final dos anos noventa, quando anunciou-nos que precisava tomar medidas para enfrentar seus problemas. Simon e eu ficamos chocados. Não tínhamos idéia de que ele ainda estava assombrado por drogas e álcool, porque embora John possa ser um livro aberto, ele também tem a capacidade de ser reservado e manter segredos.

Em 1996, como conseqüência da decisão de John para mudar sua vida, tive um telefonema difícil, durante o qual ele me disse que estava deixando a banda. Fiquei paralisado, e embora eu estivesse sentindo que sua presença estava diminuindo lentamente, com viagens cada vez mais longas para LA, para mim, não parecia ser o momento certo para permitir isso. Ele estava decidido. Ele queria ir,o que nos deixou sem Taylors, uma situação impensável para o restante do Duran Duran! Na sequência, eu escrevi uma letra para uma canção chamada " Buried in the Sand " sobre a nossa conversa, mas isso não muda o fato de que as coisas agora estavam completamente diferentes. John deixou um buraco na personalidade e som da banda, nós perdemos o nosso foco e uma parte crucial da nossa identidade. Simon e eu sentíamos terrivelmente a  falta dele.

Depois disso, John e eu continuamos a deriva cada vez mais distante. Tivemos preciosos mas, pouco contato por anos, o que parecia tão estranho, tendo passado praticamente todos os dias juntos desde a nossa infância. Então, algumas cenas mais tarde, como a maioria das produções de Hollywood, justamente quando você pensa que está tudo acabado, algo dramático acontece para salvar o universo: A Reunião. John veio caminhando de volta para a cidade, triunfalmente ladeado por outros Taylors que estavam  faltando. Eu vou deixá-lo descrever a cena, mas basta dizer que o nosso tempo separados nos fez apreciar melhor a química que temos juntos. John pode ser frágil e sensível, mas igualmente forte e determinado. Ele resolveu seus vícios e agora concentra suas energias em ajudar os outros com problemas semelhantes. John é o momento. Eu o conheço mais do que qualquer um dos meus outros amigos. Não há ninguém o qual preferi ter compartilhado esta jornada a não ser com ele. Ele também é meu baixista favorito.

Finalmente, devo confessar que ainda não li este livro, apenas resistindo à tentação, até agora, porque eu também espero que um dia possa entregar a minha versão dos eventos que encontramos ao longo do caminho, e eu não quero pedir emprestado o que eu não me lembro.

Estou excessivamente curioso para ouvir a perspectiva de John, e entender como ele viu tudo. O que ele pensava. Como ele se sentia. O que ele passou. E, finalmente, o que se tornou importante. Eu sei que para John, escrever sua autobiografia foi um processo de catarse, envolvendo muitas horas no sofá, colocando falhas de caráter nu, vasculhar memórias transcendentes, e reviver experiências dolorosas. Tenho certeza que sua história é sincera e foi entregue com sinceridade e brio, pois este é o estilo de John .
Aproveite a carona, mas fique atento, pois às vezes, o caminho  pode ficar um pouco irregular.


—Nick Rhodes





7 comentários:

  1. Olá Diana!
    Parabéns pela tradução!
    É uma pena que a 1º edição do livro não venha este maravilhoso prefácio! É a cereja no topo do bolo.
    Fiquei triste quando ele diz que por causa do vício, ele estava se afastando do Nick e se achegando mais ao Andy. E feliz que ele deu a volta por cima e conseguiu recuperar o que tinha quase perdido: A amizade de Nick. Amizade como a dos dois é difícil de se encontrar, fato que Nick deixa bem claro nesse prefácio.
    Incrivel como escutamos as músicas e não prestamos atenção na letra (bem, pelo menos eu). Nunca que imaginaria que "Buried in the Sand" seria relacionado a saída do John e a reação de Nick.

    Bjos!

    http://adutabrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por prestigiar o blog. Também fiquei chocada e admirada pela declaração do Nick referente ao John. Mas, feliz por saber que a amizade entre eles ainda perdura apesar das dificuldades que tiveram no passado.
      Abraços

      Diana

      Excluir
  2. Obrigada por prestigiar o blog. Também fiquei chocada e admirada pela declaração do Nick referente ao John. Mas, feliz por saber que a amizade entre eles ainda perdura apesar das dificuldades que tiveram no passado.
    Abraços

    Diana

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por disponibilizarem a tradução mas, se eu entendi direito; o Nick pretende escrever um livro também?
    ''...eu também espero que um dia possa entregar a minha versão dos eventos que encontramos ao longo do caminho, e eu não quero pedir emprestado o que eu não me lembro.''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kim,

      Não sabemos se realmente Nick tem a intenção de escrever suas próprias memórias, mas caso isso ocorra, os fãs terão mais uma peça do quebra-cabeça denominado Duran Duran para juntar. Abraços e obrigada pela participação no blog.

      Excluir
  4. Obrigada por disponibilizarem a tradução mas, se eu entendi direito; o Nick pretende escrever um livro também?
    ''...eu também espero que um dia possa entregar a minha versão dos eventos que encontramos ao longo do caminho, e eu não quero pedir emprestado o que eu não me lembro.''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kim,

      Não sabemos se realmente Nick tem a intenção de escrever suas próprias memórias, mas caso isso ocorra, os fãs terão mais uma peça do quebra-cabeça denominado Duran Duran para juntar. Abraços e obrigada pela participação no blog.

      Excluir