sábado, 7 de setembro de 2013

TEXTO ORIGINAL: http://www.duranduran.com/wordpress/2013/interview-with-duran-duran-les-pop-modernes-author/ 

7 de março de 2013

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ





Entrevista com o autor do livro "Duran Duran Les Pop Modernes"
 





O autor Sebastien Bataille tem um currículo incrível , escreveu vários livros sobre música , incluindo numerosas biografias . Em 2008, ele colaborou com a nova edição do livro de referência " Dictionary of Rock ", (Dicionário do Rock)  a ser publicado por Robert Laffont em 2013. Um de seus projetos mais recentes é o recém-publicado Duran Duran Les Pop Modernes, que foi lançado em 2012. Sebastien foi entrevistado pelo DD VIP Fan community para a sessão Member Exclusive Q&A  e você pode ler um trecho aqui: 









Quando criança , você era um apaixonado por música? Quem você ouvia?

Meu pai era militar, por isso, quando eu era criança, minha família e eu nos mudávamos muito e a música era o meu único amigo, um refúgio real. Os primeiros vinis os quais comprei foram:  "Stop the Cavalry" de  Jona Lewie , "What a Feeling" de Irene Cara , "Owner of a Lonely Heart", do YES, "Street Dance" do Break Machine, "Say Say Say", de McCartney e Michael Jackson. O álbum Thriller foi impactante. Então, descobri a New Wave (Depeche Mode , Cure, Killing Joke, Valerie Dore, Kate Bush , Kim Wilde, Talk Talk, Duran Duran), graças a um amigo bizarro na escola, isso mudou a minha vida. Este amigo tocou no último volume, sob a escuridão do quarto dele, os maxi vinyls* " Union of the Snake" , "Love Like Blood", "Get The Balance Right " e " Let´s go to Bed", desta forma ele me jogou para a quarta dimensão. A noite de sonho, no coração do dia. Ouvir Rio e Duran Duran, quando os descobri em uma loja de discos, me mantiveram no sonho.




maxi vinil o qual inspirou o autor Sebastien Bataille






Você sempre soube que queria ser um escritor ?


Eu sempre amei escrever,  até que alguns dos meus poemas foram publicados em uma revista literária francesa. Alguns anos atrás, eu decidi ser escritor para ser meu próprio patrão, e porque eu estava farto de trabalhar sob o comando de idiotas com cabeçinhas pequenas nos meus empregos.


O que fez você decidir escrever um livro sobre o Duran Duran?


No ano passado, senti que o momento havia chegado: David Lynch, Dior, novo álbum produzido por Mark Ronson, " Girls on Film" versão para H & M ... tudo cheirava consagração. Propus meu projeto para algumas editoras. Quatro delas estavam interessadas​! E, especialmente, Fayard, uma das editoras mais famosas na França (editora do livro de Michel Houellebecq The Possibility of an Island in 2005)! Sabia que se eu assinasse o contrato com a Fayard, o livro seria divulgado da  melhor forma possível, então assinei com eles! E estou muito feliz com o trabalho que eles fizeram sobre o livro. Agradeço-os sinceramente.



Você entrevistou algum dos membros da banda, ou músicos os quais trabalharam com eles ?

Entrevistei o engenheiro de som francês Philippe Laffont, que trabalhou no album  do Arcadia -  So Red The Rose em Paris. Ele conviveu com a banda pelo longo período de seis meses e ele viu Sting, Grace Jones, Mick Jagger, Charlie Watts e muitos outros convidados durante a gravação. Philippe revela os aspectos muito interessantes do projeto do álbum. Um novo olhar sobre aquele período intenso. A história dele é um momento memorável do livro. Ele fala sobre os fãs e também nos conta histórias engraçadas .


A segunda pessoa a qual entrevistei para o Duran Duran : Les Pop Modernes é Daniel Abraham, o engenheiro de som francês em Notorious e co- produtor do Big Thing. Como Philippe, Daniel lembra de muitos momentos essenciais no estúdio e fala sobre a emocionante colaboração com o produtor Nile Rodgers no álbum Notorious. Daniel faz uma observação profunda e essencial no trabalho da banda. O período de gravação do album Big Thing é relacionado com a vida parisiense de Simon , Nick e John, e Daniel explica que os membros do Duran Duran quase trabalharam com ... Serge Gainsbourg**, quando o conheci em um restaurante! E mesmo com John Cale***! As entrevistas de Philippe Laffont e Daniel Abraham são realmente incríveis, eu sinceramente os agradeço.



Você já viu Duran Duran ao vivo? Onde?


Vi o Duran Duran ao vivo em Wembley 2000, no Le Zénith em Paris – 2005 e no Le Cirque Real de Bruxelas em 2008. Três grandes momentos da minha vida .













 Informações adicionais importantes:




Maxi vinils* = Máxi: abreviatura do inglês Maxi Single. Disco com 31 cm de diâmetro e que era tocado a 45 RPM. A sua capacidade era de cerca de 12 minutos por lado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil



Serge Gainsbourg** = Serge Gainsbourg (Lucien Ginzburg) (2 de abril de 1928, Paris — 2 de março de 1991, Paris) foi um músico, cantor e compositor francês.

 Gainsbourg escreveu canções para diversos intérpretes, dentre os quais destacam-se Juliette Gréco, Françoise Hardy, France Gall, Brigitte Bardot, Jacques Dutronc, Catherine Deneuve, Alain Chamfort, Alain Bashung, Anna Karina, Isabelle Adjani, Vanessa Paradis e para sua esposa Jane Birkin, mãe da sua filha Charlotte Gainsbourg. 
 

John Cale***= John Davies Cale, OBE (Garnant, 9 de março de 1942) é um músico britânico que depois da sua saída da banda de vanguarda The Velvet Underground, em 1968, iniciou uma carreira solo.

 

 


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada Inês, caso tenha mais sugestões de tradução poste aqui. Teremos o prazer em atendê-la.
      Abraços

      Diana

      Excluir