quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TEXTO ORIGINAL: http://www.rollingstone.com/music/news/q-a-duran-durans-nick-rhodes-on-releasing-his-long-lost-side-project-20130311#ixzz2NGtWiqz4

PUBLICADO EM: 11 DE MARÇO DE 2013

Por: Barry Walters

TRADUÇÃO: DIANA DA CRUZ




Q & A: tecladista do Duran Duran Nick Rhodes lança seu projeto paralelo perdido há muito tempo o qual foi extraviado em 1996, um  álbum conceitual sobre uma família que busca a fama.






    Nick Rhodes of Duran Duran in Las Vegas, Nevada.

    Ethan Miller/Getty Images






A história do rock está repleta de lendas sobre álbuns os quais nunca foram completamente concluídos. No caso do TV Mania: Bored With Prozac and the Internet? Há muito tempo o tecladista do Duran Duran Nick Rhodes e Warren Cuccurullo, guitarrista da banda 1986-2001, realmente tinham terminado seu projeto paralelo, em 1996, antes de perdê-lo inteiramente. Dezessete anos depois, este álbum experimental, com uma amostra-pesada foi finalmente lançado.





O único membro do Duran Duran o qual resistiu a todas as muitas mudanças de integrantes, Nick Rhodes, de 50 anos, nome de nascimento Nicholas Bates, falou a Rolling Stone como se faz música sobre a cultura pop de dentro do ventre da besta.



Qual foi a inspiração por trás deste álbum?

Estávamos trabalhando em Londres, em um álbum do Duran Duran, o Medazzaland. Simon insistiu com algumas letras, e disse: "Olha, quero ver se consigo em algumas semanas encontrar o assunto certo, eu gosto das músicas; só temos de fazer isso direito." Então, tivemos um período de inatividade, e Warren Cuccurullo, nosso guitarrista na época, não queríamos parar de trabalhar. Havia um programa de TV todos os dias às 14h00, chamado Planet Fashion, no mesmo horário quando começávamos a trabalhar, e as pessoas as quais eram sempre entrevistadas diziam coisas que pareciam títulos de músicas. Um dia eu disse: "Warren, deveríamos sample¹ alguns deles, colocá-los no meu teclado, posso alterar os tons e poderíamos escrever canções". “Então ele começou a gravar, e desta forma terminamos com títulos como “Beautiful Clothes” e “I Wanna Make Films " e " You're Dreaming Pal”.  E quando começamos a juntar os pedaços, conseguimos fazer estas tapeçarias musicais com muitos samples e unidades de ritmos antigos misturados com alta tecnologia da televisão, sintetizadores analógicos, digitais e sons agressivos.







Vídeo: Duran Duran na gravação de  All You Need Is Now " com Mark Ronson

Criamos algo que para mim é realmente único, e quando eu o levei para a nossa gravadora, a EMI / Capitol, inútil dizer, eles achavam que havíamos ficado completamente loucos. Eles estavam aguardando o álbum do Duran Duran com algumas canções pop finamente trabalhadas, e nós trouxemos essa obra de arte estranha feita por um casal de dadaístas em Battersea. Eles apenas disseram: "Eu não acho que é para nós".





Nesse momento, nós íamos sair e liberá-lo de forma independente, porque tínhamos terminado o álbum em 1996. Mas,  o mesmo acabou sendo engavetado porque queríamos terminar o álbum do Duran. Alguns anos se passaram, porque nós saímos em turnê, fizemos outro álbum do Duran Duran, e, em seguida, a reunião da nossa formação original aconteceu, então o projeto simplesmente se perdeu. Pensei que havia se perdido para sempre. Então, um dia, há 18 meses, eu estava procurando track² do Duran para digitalizar em um de nossos lugares de armazenamento de fitas, quando abri um pouco a caixa DAT [fita de áudio digital]  estava o álbum do TV Mania o qual foi colocado erroneamente nesta caixa. Eu não tinha sequer um aparelho que pudesse tocar o DAT, mais um desses formatos perdidos. Entãom eu tinha que ter um, e fiquei muito feliz quando ouvi porque ele envelheceu bem pouco. É uma verdadeira cápsula do tempo.





Você tinha a intenção em transformá-lo em um musical da Broadway?

Foi escrito como um álbum conceitual sobre uma família disfuncional. O pai era um extremista, obcecado com a religião. A mãe era viciada em drogas farmacêuticas e passou a maior parte de seu tempo a olhar para a Internet. O filho dela estava completamente apaixonado por jogos on-line e aprendeu as habilidades de hacking. E a filha, uma menina muito bonita, só queria ser famosa por nenhuma razão em particular. Imaginamos esse cenário onde os cientistas estavam procurando uma família para estudo por que nossa sociedade estava desmoronando. Eles descobriram que essa família, uma mistura perfeita de estereótipos, e estava com o intuito de colocá-los em uma casa com câmeras de vigilância, confiná-los completamente, e monitorar todos os seus comportamentos. Os canais de televisão ofereceram aos cientistas tanto dinheiro que eles aceitaram, e isso se tornou um show internacional. Essa foi a premissa - antes de Survivor ou Big Brother. O Show de Truman saiu alguns meses depois de concluída a gravação. Warren e eu vimos aquilo e pensamos: “Nossa, lá se vai a idéia." Obviamente, havia um monte de pessoas que pensavam as mesmas coisas. Nós nunca terminamos tudo, porque seriam dois álbuns longos. O segundo seria um pouco mais tradicionalmente baseado em canção.





Por que liberá-lo agora?

Um, porque eu o encontrei. Dois, porque é muito mais fácil. Uma das grandes ironias para mim foi o fato que queria que Medazzaland fosse o primeiro álbum a ser vendido digitalmente online. A tecnologia era pouco disponível, mas encontrei uma empresa chamada Liquid Audio, e o primeiro single desse álbum, "Electric Barbarella", na verdade tornou-se a primeira faixa a ser vendida como um download digital em 1997. O qual foi banido posteriormente por todas as grandes lojas de discos nos Estados Unidos. Eles ficaram completamente horrorizado, em retrospecto, você pode ver o motivo, mas pensei que isso fosse o futuro. Claramente essa foi a tecnologia fenomenal que o Napster teve, mas não demorou muito para ver o efeito devastador que iria causar na indústria se todo mundo começasse a roubar música. Pensei que tudo estaria resolvido, mas, em vez de adaptar a tecnologia e usá-la de forma sensata como a Apple fez seis anos mais tarde com o iTunes, as gravadoras decidiram punir o Mr. Anonymous em Idaho, em vez de pensar de forma inteligente sobre o que fazer com o futuro do negócio da música. Mas isso agora é passado. Sabemos o que aconteceu.



EmI Want My MTV”, a história oral da MTV, Duran Duran vem transversalmente como a voz da razão em uma indústria insana.

Acho que sempre fui muito pragmático sobre a indústria. MTV certamente foi um momento fantástico para o Duran Duran, no começo era tudo o que você poderia desejar: 24 horas de música na televisão com vídeos, entrevistas e bandas surgindo – ela significava algo. Mas, uma vez que eles decidiram que os game shows seriam mais bem-sucedidos e só queriam uma lista de cinco músicas por semana. . . Eu só me lembro de ver uma manchete de jornal que dizia "Toys-R-Us Wants To Get Out of the Toy Business.” (Somos os brinquedos os quais querem sair desse negócio)  Foi um bom paralelo, pois a  MTV quis sair do negócio da música e isso teria sido um título apropriado naquele momento.



Isto não é uma crítica, mas nunca houve uma banda com apelo artístico comercializada com mais sucesso para adolescentes e meninas pré-adolescentes que Duran Duran. Como você concilia isso?

Bem, acho que, olhando para trás, os Beatles, os Rolling Stones, The Doors e outras bandas que fizeram um monte de música que não foi necessariamente projetado para ser gritado. É muito fácil de ser analítico e dizer que perdemos um pouco do nosso "rock cred", mas eu me importo muito mais sobre as músicas, como elas soam e os shows que fazemos, de modo que nunca parei para pensar muito sobre isso, porque estávamos muito ocupados fazendo as coisas da forma como queríamos. O fato de nosso público nos permitiu ser o que somos, sou imensamente grato. Entendo, porque foi estranho: Acredite em mim, a primeira vez que tocamos "The Chauffeur" [a última faixa synth-heavy de Rio] e as pessoas estavam gritando e não conseguíamos nos ouvir tocando, foi surreal. Mas, você se acostuma com essas coisas. Quando eu levei a minha filha para os shows quando ela era mais jovem houve muita emoção na platéia, essa situação cria uma vibração diferente, que você não consegue se você só tem um monte de homens com camisetas agitando os punhos no ar.



Seu baixista John Taylor escreveu em sua autobiografia sobre a dependência da vida guiada pelo Duran Duran. Não apenas as drogas, que se tornou um problema para ele, mas a estimulação constante em todos os níveis - sexo, fama, viagens, stress. Como essas condições moldaram a sua perspectiva de fazer este álbum, as quais lidam com muitas das mesmas questões?

(Risos) Bem, eu amo a cultura pop. Gosto de estar dentro dela, dou um passo para fora e olho para dentro "Too Much Information", uma das melhores letras de Simon, retratava a sobrecarga dos meios de comunicação na época. Eu acho que a cultura pop é o melhor assunto para ser considerado - "Other People's Lives," o qual escrevemos a respeito no último álbum do Duran Duran. A maioria das ideias para as melhores canções vêm de situações reais, algo que seu amigo lhe disse na noite anterior, a garota que acabou de te deixar, ou algo traumático em sua vida. A ironia é que Simon estava buscando a fundo as palavras ao mesmo tempo que estávamos usufruindo da cultura pop a nossa frente - mais como técnica de cut-up de William Burroughs³ que a escrita tradicional.



Por que você escolheu permanecer com o Duran Duran e não optar por fazer mais projetos experimentais como este?

Porque eu posso muito bem fazer o que eu quero dentro do Duran Duran, como a maioria dos membros da banda pode. Eu comecei a trabalhar com grandes pessoas ligadas as artes, moda, design, fotografia. No ano retrasado, fizemos um filme com David Lynch. David preparou um monte de material original e cobriu a banda ao vivo, vamos exibi-lo ao vivo pela internet, e tivemos mais de sete milhões de pessoas sintonizadas em diferentes momentos olhando para o que estava acontecendo em um teatro em Los Angeles, a gente tocando e as imagens maravilhosamente estranhas de David sendo sobreposta a banda. Pelo menos, iremos lançá-lo, como um DVD em algum momento. Trabalhamos com produtores de -  Colin Thurston, que produziu Iggy Pop e David Bowie, Alex Sadkin com Grace Jones e Bob Marley e Talking Heads, e passamos por Nile Rodgers [Chic, Bowie, Madonna ] e, mais recentemente, trabalhamos com Justin Timberlake e Timberland e depois com Mark Ronson no último álbum, o qual foi pura alegria. Sempre mantivemos interesse nessas colaborações.



Muitos músicos de rock agora são célebres Djs, mas você foi um dos primeiros - talvez o primeiro por ter tocado em clube, na Rum Runner de Birmingham, onde o Duran Duran era a banda da casa, antes de se tornar mundialmente conhecido tocando em um grupo.
Sim, eu tinha 16 anos quando estava fazendo isso.





Como aquela experiência de DJ moldou o que veio depois?


Provavelmente mais do que jamais penso. Isto lhe dá uma noção do que funciona musicalmente o que funciona, do que as pessoas gostam para dançar. A antropologia do que é extraordinário, porque você pode ver quais músicas fazem as meninas virem para a pista de dança, e se as meninas vêm para a pista, os meninos as seguem. Eu estava tocando todas as coisas que gostava na época – Kraftwerk, Ultravox e David Bowie, e, em seguida, “um mix” com Grace Jones, os Sex Pistols e Frank Sinatra. Era muito eclético, o pós-punk. Estávamos à procura de novos rumos.






O que você ouve musicalmente e vê culturalmente faz você pensar: "Eu ajudei a fazer isso acontecer?"


[Risos] Eu não posso ser tão presunçoso. Mas, tenho que confessar que tenho visto coisas ao longo dos anos depois que havíamos feito isso e sorriamos, seja um layout de revista que se parece com capa do nosso último álbum, ou uma banda nova de jovens que soa um pouco como o nosso primeiro álbum. É bom ver que, possivelmente, tínhamos oferecido alguma inspiração para outros músicos. Sei como outros músicos foram importantes para mim e ainda são por aquilo que fazemos e aquilo que criamos. Eu ainda amo a música - que nunca vai desaparecer. Se você pode ser parte disso e passar algo para a próxima geração, então eu acho que isso é especial.
 ________________________________________


Informações adicionais: 


1. sample = Sample. amostra, em inglês; refere-se a algum trecho ou fragmento obtido de algo maior, do qual fazia parte. É um termo genérico, usado nas mais diversas áreas, embora seja bastante conhecido para se referir, em música, a pequenos trechos sonoros recortados de obras ou gravações pontuais para posterior reutilização em outra obra musical, não necessariamente no mesmo contexto do original. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sampler





2. track = Nick refere-se as faixas de músicas do Duran Duran.



3. cut-up de William Burroughs = A técnica de cut-up uma técnica literária não-linear na qual um texto ou conjunto de textos são cortados literalmente em pequenas porções que depois são rearranjadas de modo a criar um texto novo. Esta técnica foi usada intensivamente pelo escritor americano William S. Burroughs derivado do seu contacto com artista inglês Brion Gysin. No verão de 1959 Gysin cortou uma folha de jornal em pequenas secções e reordenou-as aleatoriamente. O poema Minutes to Go foi escrito através deste procedimento de uma forma não editada. http://www.diale.org/cut-up.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário